Que sacramento lindo!
Através dele nos tornamos todos filhos e filhas de Deus e irmãos, e porque irmãos? Por que as águas batismais na tradição da igreja ocupam o lugar de últero, por onde todos nós nascemos.
O batismo nos torna sacerdotes, profetas e reis. Se com Cristo morremos, com Ele vivemos. Batismo significa novo nascimento e incorporação total no corpo místico de Cristo Cabeça.
O Batismo possui alguns símbolos que são muito importantes:
a) Água – nos purifica de todos os pecados e nos torna santos(as) diante de Deus. Sinal de morte e de vida. Morte para a vida de pecado, e início de vida na graça de Deus;
“N…Eu te batizo, em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Amém.”
b) Vela – a luz de Cristo que brilha entre as trevas – Deus é nossa luz. Como batizados também devemos ser sal da terra e luz do mundo. O sal também pode ser usado para a bênção da água, simbolizando aquilo que dá gosto, que dá sabor. Deus não quer que sejamos insoso;
“Entrego-te esta luz.”
c) Veste branca – sinal de pureza diante de Deus e da comunidade reunida;
d) Òleo – usa-se um óleo especial perfumado, que é ungido pelo bispo uma vez ao ano na quinta-feira santa e distribuído às igrejas. O celebrante no momento do batizado, faz o sinal da cruz ao mesmo tempo em que pronuncia as seguintes palavras: “N… no Batismo estás selado pelo Espírito Santo com o sinal da Cruz (+). És de Cristo para sempre. Amém.”
Você ainda não é batizado?
Procura o Batismo para seu filho (a)?
Entre em contato, será um prazer celebrar com você esse momento único e especial.
Rev. João Bôsco +
Presbítero
Nenhum comentário:
Postar um comentário